Proposta Pedagógica

Para oferecer um ensino adequado às necessidades de seus alunos, a escola precisa saber o que quer, envolvendo a equipe e a comunidade na definição das metas.
O Colégio Bom Pastor, assim denominado desde 14/09 de 2009, pelo Parecer Conclusivo nº 167/2009, anteriormente chamado Escola Santa Maria Eufrásia, tem a satisfação de apresentar o seu Projeto Político Pedagógico com uma proposta humanista de formação integral, mais fortalecida e atualizada, para cumprir com as atuais recomendações legais, especialmente o alinhamento pedagógico de acordo com as orientações da nova Base Nacional Comum Curricular e com o Documento Curricular Referencial da Bahia/2018, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O Projeto Pedagógico é fruto de momentos oportunos de estudos, debates, seminários e diálogos, consubstanciados nos fundamentos da BNCC e Documento Curricular Referencial da Bahia. Ele exara os Princípios, os Pressupostos, a Identidade Confessional, a Filosofia, as Orientações Curriculares e respectivas Propostas Curriculares que estruturam as ações, os serviços, os produtos e as tecnologias do Colégio Bom Pastor.

A Proposta Pedagógica pretende expressar sua identidade católica, a linha pedagógica e a sua postura pastoral humanista. Compreendidos como elementos necessários para fundamentar as opções nos âmbitos organizacional, gerencial e educacional do Colégio Bom Pastor, estes foram frutos de debates e discussões ocorridas entre docentes, técnicos e gestores nos anos de 2018 e 2019.

As novas perspectivas educacionais nos fazem refletir nas possibilidades que temos para cumprir o compromisso assumido perante a sociedade, no desempenho de nossa missão. Assim, sentimos a necessidade de rever nossa trajetória implementando a ação educativa.

A Direção do Colégio Bom Pastor é compartilhada por três diretoras, que compõem a Direção Pedagógica, Direção Administrativa/Financeira e Direção Geral. Esse modelo de gestão compartilhada favorece o trabalho em equipe e a visão ampliada, do que precisa ser feito para a garantia da qualidade no ensino, para manter o melhor clima organizacional possível e favorecer a construção diária de uma comunidade educativa integrada, participativa e consciente de sua missão social e humana.

A construção do Projeto Político Pedagógico contou com o apoio e ajuda de todos e demandou muito estudo, reflexão e debates, das novas propostas da BNCC.

Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico:

"É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição. (p.143)"

Assim, o PPP contempla todas as questões referentes ao Colégio Bom Pastor, incluindo metas a serem alcançadas, diretrizes metodológicas, propostas curriculares das várias áreas do conhecimento e séries, estrutura organizacional e planos setoriais, dentre outros elementos.

Entendemos, por fim, que o projeto define a ação pedagógica do Colégio Bom Pastor diante das mudanças ocorridas no mundo de hoje, em relação às novas tecnologias, ao mundo globalizado e à própria prática política educacional que se desenha no país, trazendo modificações condizentes com a nova realidade bio-psico-social do nosso povo, proporcionando ao educando uma educação igualitária, contextualizada, contínua, ativa e de qualidade.