Nossa História

O Colégio Bom Pastor

Image
O Colégio Bom Pastor é mantido pela Associação Maria Eufrásia Pelletier, representado pelas “Irmãs Religiosas da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor”. Inicialmente o Colégio Bom Pastor era denominado como Escola Santa Maria Eufrásia e teve como sua mantenedora o Instituto Bom Pastor desde 16/07/1901, inicialmente instalada no Convento da Lapa e transferida para o endereço atual em Brotas, em 1957. A Escola é definida como uma sociedade civil filantrópica, de caráter cultural, que visava assistência social e educação integral para orientação de jovens carentes.

A Congregação

Santa Maria Eufrásia Pelletier nasceu a 31 de julho de 1796, na Ilha de Noirmoutier, próxima à costa da Branha - França, onde seus pais se haviam refugiado durante a contra-revolução da Vendéia. Era a última de oito filhos do piedoso e caritativo médico Juliano Pelletier e de Ana Amada Mourain. No Batismo, recebeu o nome de Rosa Virginia. Rosa ficava muito impressionada com a Fé profunda de seus pais em meio a terrível Revolução Francesa. Cresceu na atmosfera criada pelas histórias contadas sobre lutas heróicas do catolicismo da Vendéia contra os desmandos da Revolução Francesa, o que talvez explique em parte a sua fé robusta e conquistadora. Ela desfrutava das belezas de sua ilha-prisão, mas o viver numa família carinhosa não ocultava o lado sério da vida: traficantes de escravos na costa, morte inesperada do pai quando tinha 10 anos, ida para um internato fora da ilha e perda de sua mãe quando era uma jovenzinha. Educada pelas Irmãs Ursulinas de Chavagne, frequentou também o Instituto da Associação Cristã de Tours. Na escola de Tours, Rosa ouviu falar do Convento do Refúgio, pertencente a uma Congregação que São João Eudes havia fundado em 1641, para resgatar mulheres decaídas e proteger meninas e jovens órfãs. A Congregação se chamava Instituto de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio. Em 1835 ela fundou a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor.
Image